quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O poder dos Hackers

Olá amigos profissionais de TI e Hackers.


Estou aqui incrivelmente exctasiado de emoção e com a alma sendo lavada por vários de nossos amigos hackers espalhados pelo mundo. 
Para aqueles que não entenderam há que estou me referindo, cito a você amigo que o mundo acabou de entrar em uma guerra cibernética sem precedentes e que aumenta a cada momento. Esta guerra estava sendo cogitada de acontecer já algum tempo, mas precisava de um estopim para que a pólvora explodisse de vez, e isso foi feito à partir da hora em que prenderam sem uma aparente e real afirmação o dono do site Wikileaks, o sr. Julian Assange. 
O Wikileaks é um site destinado a delatar documentos secretos de governos e corporações a fim de promover a transparência sobre o que é feito realmente por debaixo do pano destes governos e empresários donos destas megas corporações.
Mais ataques de hackers em retaliação pelas tentativas de bloqueio do site WikiLeaks deverão acontecer, como parte de uma guerra cujo objetivo é proteger a liberdade na Internet.
Representante de um dos grupos envolvidos deu essa declaração nesta quinta-feira.
Apesar de nenhum grande site ter mostrado sinais de ataque no início desta quinta-feira, o jornal sueco Aftonbladet publicou que o site do governo da Suécia ficou fora do ar por alguns períodos durante a noite. A Suécia emitiu um mandato de prisão do fundador do WikiLeaks.
"O Anonymous tomou por alvo principalmente empresas que decidiram, por qualquer que seja a razão, não cooperar com o WikiLeaks. Alguns dos principais alvos são Amazon, MasterCard, Visa e PayPal", disse um porta-voz, que usa o pseudônimo "Coldblood", à BBC Radio 4.
"A campanha não acabou, pelo que vi, e continua forte. Há mais pessoas aderindo, e mais pessoas estão baixando a ferramenta voluntária de botnet que permite que comandem ataques de negação distribuída de serviço", acrescentou.
O porta-voz, que falava com sotaque inglês, disse ter 22 anos e ser engenheiro de software.
As gigantes de cartões de crédito MasterCard e Visa sofreram ataques online na quarta-feira, devido à retaliação dos simpatizantes do WikiLeaks por medidas tomadas contra o fundador do site, Julian Assange, depois da divulgação de telegramas diplomáticos norte-americanos, causando ira e embaraço no governo do presidente norte-americano, Barack Obama.
"Vejo a situação como uma guerra, mas não uma guerra convencional. É uma guerra de dados. Estamos tentando manter a Internet livre e aberta para todos, exatamente como a Internet sempre foi," disse "Coldblood."
Assange está detido em uma prisão londrina, como resultado de alegações de um ataque sexual na Suécia. Seus defensores afirmam que as acusações contra ele têm motivação política.
"É difícil identificar as pessoas que colaboram com o WikiLeaks. A única (pessoa) facilmente identificável é Julian, e ele infelizmente está indisponível no momento," disse "Coldblood."


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O fim de uma era.

O fim de uma era chegou e assim como uma mãe que abandona seus filhos o LimeWire irá deixar milhões de órfãos pelo mundo.
Em agosto de 2000, nascia o que seria o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo, que se tornou um império de downloads (peer-to-peer) ou (usuário-a-usuário), baseado na rede Gnutella, mas o programa esbarrou de frente com a indústria fonográfica onde infringia os direitos copyright das indústrias da música.
Empresas como Warner Music, Universal Music, pediam indenizações fabulosas por violações dos direitos cometidas pela LimeWire.
Até que no dia 26 de outubro deste ano, após quatro anos de processo, a Juíza Kimba Wood ordenou que fosse interrompido o sistema de busca, downloads, compartilhamento, assim como a distribuição de arquivos.
Mas o que será feito de seus milhares de colaboradores, e clientes espalhados pelo mundo? A resposta é simples - Irão para outros compartilhadores P2P, como o Ares Galaxy, FrostWire, EMule e outros.
E o que farão essas empresas? O certo é ficarem quietos, pois, grandes conhecedores de programação pelo mundo ou melhor dizendo "Hackers" e "Crackers" que também utilizavam destes programas para compartilhar informações, com certeza ficaram irritados, desencadeando uma ira sem precedentes as quais tornaram os sistemas destas industrias fonográficas, alvos de invasões, assim como é feito com a Microsoft, que por ser paga é alvo de invasões e vírus.
A ganância pelo dinheiro, realmente prevaleceu, pelo menos por enquanto, mas saberemos mais adiante, que estas indústrias terão que ceder aos compartilhamentos, pois nos tempos atuais, ninguém mais está disposto a esbanjar dinheiro assim. Vivemos hoje uma situação diferente, o que antes era difícil de se obter, hoje em um clique você consegue.
Eu me lembro que quando era pequeno, na década de 80, meu tio que adorava música, no dia do seu pagamento, ele comprava um vinil por mês (12 vinils por ano) e os tratava como se fossem jóias preciosas, justamente pelo seu alto valor comercial. Hoje a internet nos uniu e facilitou trocar de arquivos musicais, como por exemplo, semana passada eu adquiri por essas redes, o primeiro álbum do Tears for Fears - Songs From The Big Chair (1985), na época vendeu 10 milhões de cópias, mas hoje é praticamente impossível você achar um álbum em perfeitas condições e quem os tem, logicamente não o dividirá. porém na internet você pelo menos consegue as músicas em excelentes condições fonográficas, basta fazem um download.
É realmente uma pena o que aconteceu com o LimeWire, mas uma coisa me deixa triste, pois, será que internet será totalmente vendida? Se assim continuar, o que foi feito para todos, se tornará loteado e várias taxas teremos que pagar e assim poderá também ser o fim da internet. Parece radical, mas pense e analise, e então verá que não estamos loge disto.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hackers: Maratona promete mexer com grandes mentes.


Olá amigos, à partir deste sábado(04) acontecerá a Maratona Internacional de Dados Abertos, em diferentes pontos do nosso planeta mãe.


A idéia inicial é reunir programadores, designers e interessados em criar e desenvolver aplicativos utilizando um banco de dados públicos, normalmente disponibilizado por órgãos do governo*.
Nestes locais de encontro, devem ser realizadas pelo menos uma apresentação, brainstorn, proposta ou qualquer coisa que interaja com membros de outros locais estabelecidos em outra cidade.
Nestas regiões possuirão uma página com um Wiki explicando onde e como serão desenvolvidos os projetos. Os Wiki's se localizam em São Paulo, Brasília, Serra Talhada, Belém e Espírito Santo e qualquer pessoa pode se inscrever.

Minha Opinião: O evento será de grande importância para a nossa terra brazilis, pois poderemos descobrir grandes mentes a serem lapidadas, mas há algo que me intriga - os órgãos do governo.
Se pararmos para pensar um pouco veremos que é uma forma do governo ter acesso a identidades de hackers espalhados pelo país. Sempre na história da computação, os hackers foram taxados de subversívos, ou pessoas que agem contra um determinado sistema. A verdade bem não é essa, há uma linha tênue que separa os hackers (programadores e desenvolvedores de sistemas) dos crackers (aniquiladores e invasores de sistemas). 
Nos EUA por exemplo, os maiores hackers de uma geração de gênios, sofreram bruscas perseguições, passando até mesmo por torturas e consequentemente a prisão.
Mas o governos norte-americano de certa forma conseguiu controlar seus ataques, fazendo campanhas para se descobrir estes programadores e ingressando-os no mercado de trabalho sobre os olhos implacáveis da justiça.
E aí fica a pergunta hackers... Será seguro participar destes eventos?

Ser competitivo influência e alavanca a carreira em TI.

Fique atento companheiro neocibernético, a sua vida pode mudar radicalmente. Assim descreveu o Diretor Geral da Consultoria Michael Page Brasil, Ricardo Basaglia, que encerrou o Info Summit, que é um evento promovido pela revista Info que discute as tendências da tecnologia da informação para o mundo corporativo.Basaglia foi enfático em seu discurso lembrando sempre que uma boa preparação é a fonte do sucesso. Mas as eventuais transformações dos últimos anos, reforçam que o organograma empresarial dos tempos atuais tendem a se aproximar ainda mais de seu usuário final através da redes de relacionamentos.De acordo com Basaglia, profissionais jovens com menos de 30 anos têm obtido receitas de dezenas de milhares de reais, porém, não tem mostrado fidelidade aos projetos os quais estão envolvidos.Em relação às exigências comportamentais habilidade em vender idéias, de se relacionar, antecipação, agilidade e inovação são as habilidades mais procuradas.Outro ponto fundamental segundo Badaglia é a influência da lingua inglesa e a capacidade de estruturar a área para movimentos de mercado, são algumas das principais competências buscadas pelo mercado hoje.Em resumo, se desenvolver é o ponto para se manter empregado. A impotãncia de metas, estratégia e do networking alavancam a carreira as nuvens. Prepare-se!