sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hackers: Maratona promete mexer com grandes mentes.


Olá amigos, à partir deste sábado(04) acontecerá a Maratona Internacional de Dados Abertos, em diferentes pontos do nosso planeta mãe.


A idéia inicial é reunir programadores, designers e interessados em criar e desenvolver aplicativos utilizando um banco de dados públicos, normalmente disponibilizado por órgãos do governo*.
Nestes locais de encontro, devem ser realizadas pelo menos uma apresentação, brainstorn, proposta ou qualquer coisa que interaja com membros de outros locais estabelecidos em outra cidade.
Nestas regiões possuirão uma página com um Wiki explicando onde e como serão desenvolvidos os projetos. Os Wiki's se localizam em São Paulo, Brasília, Serra Talhada, Belém e Espírito Santo e qualquer pessoa pode se inscrever.

Minha Opinião: O evento será de grande importância para a nossa terra brazilis, pois poderemos descobrir grandes mentes a serem lapidadas, mas há algo que me intriga - os órgãos do governo.
Se pararmos para pensar um pouco veremos que é uma forma do governo ter acesso a identidades de hackers espalhados pelo país. Sempre na história da computação, os hackers foram taxados de subversívos, ou pessoas que agem contra um determinado sistema. A verdade bem não é essa, há uma linha tênue que separa os hackers (programadores e desenvolvedores de sistemas) dos crackers (aniquiladores e invasores de sistemas). 
Nos EUA por exemplo, os maiores hackers de uma geração de gênios, sofreram bruscas perseguições, passando até mesmo por torturas e consequentemente a prisão.
Mas o governos norte-americano de certa forma conseguiu controlar seus ataques, fazendo campanhas para se descobrir estes programadores e ingressando-os no mercado de trabalho sobre os olhos implacáveis da justiça.
E aí fica a pergunta hackers... Será seguro participar destes eventos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário