segunda-feira, 21 de junho de 2010

Uma casa que gera mais energia do que consome em tour pela América Latina

Em Descubra o Verde, já falamos de casas passivas (aquelas que produzem toda a energia que consomem) e até de casas ativas (que produzem mais energia do que consomem). Apesar de serem bastante conhecidos no âmbito verde, os protótipos deste tipo habitações são geralmente experimentais e são criados em lugares distantes. Por isso, é interessante que uma casa do gênero chegue a estas latitudes.

Trata-se de A Casa Alemã, um modelo projetado e construído pela Universidade de Darmstadt, Alemanha, com base em protótipos que ganharam o primeiro prêmio do concurso de arquitetura e engenharia Solar Decathlon (patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos) nos anos de 2007 e 2009.

A casa está excursionando pela América Latina. Depois de uma passagem por São Paulo e Assunção, em abril e maio, ela passará pelas cidades de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago do Chile (Chile), Santa Cruz (Bolívia), Lima (Peru), Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela), San José (Costa Rica), Guatemala (Guatemala) e México DF (México).

Segundo o jornal La Nación, a casa possui 25 metros quadrados de superfície capaz de captar energia solar em diversas partes, como teto, paredes e janelas.

Além disso, possui quatro tipos de isolantes nas paredes para manter a temperatura interna e diminuir a necessidade de condicionadores de ar, além de janelas com vidro triplo isolante.

De acordo com um vídeo produzido pelo Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha e o Ministério do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano, a casa tem como objetivo compartilhar a enorme experiência do país em temas como eficiência energética e geração renovável.

A casa é especialmente adaptada às exigências de construção e habitação da América Latina, e o objetivo de sua exposição é despertar o interesse nos profissionais da região pela eficiência energética como um conceito integrado.

Um dos pontos interessantes é que a casa emprega tecnologia que já existe no mercado, e não depende de sistemas super avançados ou impossíveis de adquirir. Além disso, ela pode ser desmontada para transporte e remontada em apenas quatro dias no local de destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário